domingo, 2 de agosto de 2015

O Processo de tarbalho da enfermagem em saude coletiva e a interdiciplinaridade





















O setor da saude vem ocorrendo de maneira significativa na  sociedade atual, de tal maneira as praticas de saude apoiam a organizaçao da produçao em saude. O setor esta responsavel por uma pluriralidade de necessidades, tanto nos hospitais e na vida cotidiana do seu paciente.
Com a integraçao humana o profissional da saude deve levar em conta, a vida cotidiana do seu paciencia e a humanizaçao desse prosseço e ideial pra a proporçao de uma vida saudavel. A familia tem uma grande importancia neste papel, pois tambem temos que levar em consideraçao laços sanguinios, a comunicaçao e cuidados com entes proximos.
Enfermagem e uma profissao entimamente ligada a saude humana, seja com um único individuo ou com o coletivo, na comunidade. Visando a saude para todos o trabalho de um emfermeiro e reabilitar e capacitar o individuo em infermo e o reposicionar na sociedade.
O conhecimento adquerido ao decorer dos seculos vem se acumulando nesta area, de uma maneira sustentavel e benefica para todos que a nescessitao dela. Mas essa evoluçao tem base empirica de informaçao. A  observaçao de infermos e o convivio diarios com essas patologias fez do enfermeiro o que ele e hoje, um observador, um agente que provove e interfere todo meio que estar situado, de uma boa maneira.
Predominantemente a enfermagem e constitui por mulheres, esse numero pode ser explicado com o passado da enfermagem. Mulheres cuidavam dos doentes de sua casa. Essa profissao esta amplamente espalhada pelo pais e tambem e muito variada, com profissionais de varias especializaçoes em carater medicinal. Em paises de baixo desenvolvimento muitas vezes esses profissionais são os unicos a ajudar no combate as doenças, assim como doentes pobres que estao mais expostos a enes doenças.
Com a precariedade dos hospitais e as epidemias, O perfil epidemiologico mudou, hoje as principais doenças são.> cronico;degenerativas, homicidios, acidentes de transito, e dst. Mas com enfermeiros para cuidados domiciliares, ambulatoriais, com espaço na comunidade e com hospitais altamente especializados.
Almeida Filho aprofundou o conseito de disciplina, analizando conceitos de inter, pluri,multi,meta e tansdiciplinaridade, apoiado varios autores.
Muldiciplinaridade e o conjunto de diciplinas que tratam de uma dada questao, efetivas no campo tecnico ou cientifico. Com o mesmo nivel hierarquico, com uma pespectiva completentar, com axiomatica comum.
Metadisciplinariedade e a interaçao de diciplinas asseguras por uma meta disciplina em um nivel epistemologicosuperior.
Interdisciplinariedade e uma axinomatica comum e um grupo de disciplinas conexas e possuem nivel hierarquicosuperior ocupado por uma delas.
Transdiciplinariedade  e radicalizaçao de interdisciplinaridade  com a criaçao do campo teorico ou disciplinar do tipo amplo.
Habermas desenvolvi uma teoria, como uma das ideais centrai, a critica do conceito de racionalidade  cognitivas instrumentais, deixando de lado elementos etico normativos e esteticos subjetivos. Ele apoia a comuniçao e a razao comunicativa. Em processo de cooperaçao interdisciplinar, medidora em especialistas em ciencia e tecnologias e o mundo da vida cotidiana.
Para reconhecer, agir e dominalos a interaçao com outros sujeitos podem significar conhecer objetos, pessoas e coisas. A hierarquia entre a ciencias t principios de cooperaçao. Aceitar a teoria de Haberma o tempo valido e subjetivo vivido. A tres referencias de validaçao mencionados < instintuir ligaçoes legitimas no ambito dos projetos sociais relativos e tais realidades, sua correçao normativa, certezas compartilhaveis, sua verdade proporsicional e no exito de estabelecer comunicaçao com autenticidade expressiva.

Palavras chave\ 

Interdisciplinaridade, saude, doença, cuidado, segmentos de capacitaçao.