segunda-feira, 24 de agosto de 2015

COMO ENTENDER OS AMIGOS

Ela (a amizade) é formada nos lugares mais improváveis. Entre pessoas mais improváveis ainda. Ela não tem cor ou limite de peso. Nada é empecilho para ela ser iniciada. E sem você perceber, ela (  a amizade) já faz parte da sua vida.
Amigos trocam ofensas diariamente. Que se ameaçam mutuamente  Eles se decepcionam inúmeras vezes. Publicam fotos indecentes suas. Se constrangem em público. Xingam a santa das mãe com frequência. E não nos conseguimos imaginar sem aqueles idiotas.
Num momento, eles desaparecem sem parecer se importar muito. Num outro, decidem dividir o mesmo teto  e a encarar o mundo, juntos. Eles fazem-nos ficar acordados até o sol nascer contar uma história que poderiam resumir em cinco minutos. Mas também estão lá todas vezes pra aturar o mal humor de um dia ruim. Você usa  as qualidade que Deus lhe deu para os ajudar, e eles nem sabem o que estão a beneficias E algumas vezes eles madrugam nos seus afazeres  só para poder passar um tempo connosco , mesmo que seja pra fazer nada. Alguns até nem falam a mesma língua e, mesmo assim, se entendem como grandes amigos, sem pedir nada em troca e nem sempre tem segundas intenções. Com amigos reunidas, pode render um ótimo dia. Com amigos, basta um até joystick de  jogo qualquer na mão. Já todos misturados, um dia juntos é muito pouco.
O tempo pode brincar com os amigos. A distância faz a retaliação entre ambos. Meses podem passar sem manter o contato, mas usufruindo da sinceridade, a velha amizade verdadeira se reencontra. E descobre, simplesmente, que a briga era apenas a falta que um fazia ao outro. Alguns podem ter mudado conforme os anos e não se ajustarem a nós. Mas podem agora se ajustar uns aos outros e outros se realmente existe amizade.
Eu nunca vou entender a amizade. E nem preciso. Ter alguém em que possa confiar, ter essa reciprocidade de nos gostar, nos ouvir, nos divertir, de estar lá quando um precisar, seja entre acertos e tropeços, é o que quero. Nenhuma amizade é perfeita por nenhum dos envolvidos serem perfeitos, mas nem por isso ela deixa de ser especial. Se for verdadeiro, acabamos gostando dos defeitos do amigo. E ele, dos nossos.
Ninguém pode viver sem uma amizade. Precisamos criar laços, compartilhar histórias. Elas dão graça as nossas vidas e é nelas que vivem nossas lembranças. Assim, ao longo do caminho, descobrimos que com um par de pernas a mais, podemos ir além da onde esperamos chegar. Se ele topar dividir a mesma estrada com você, lado a lado, siga viagem sem medo: ele é único.
Eu continuo a ser o menino, que gostaria que todos seus amigos fossem vizinhos de porta.